h1

Pózinhos mágicos nos exames nacionais

Julho 7, 2008

Hoje finalmante sairam a público os tão famosos resultados dos exames nacionais. Se em alguns casos foi evidenciado o esforço levado a cabo durante todo um ano lectivo, em certas situações a pura sorte e a injustiça fizeram com que quem se “baldou” todo o ano, mas teve a sorte de encontrar um exame acessível na 1ª fase, encontrasse nas pautas afixadas uma nota igual ou superior a 10 valores.

Não sou a favor de exames dificílimos e selectivos, de maneira nehuma!! Muito pelo contrário. Acho que um exame final não deveria complicar a vida aos alunos, mas facilitismos em demasia também acho um exagero.

Condeno o motivo subjacente a este facilitismo exagerado… Querer mostrar que todas as medidas implementadas por este Governo no campo da Educação surtiram efeito! Subitamente, o sucesso foi atingido!! Por milagre, a média do exame de Matemática A dispara de 9,4 valores para um 12,5 valores (chegando mesmo aos 14 valores entre os alunos internos). Estes alunos é que adoram a Matemática!! hihihihi

Impossível comparar a melhoria do Ensino português tendo em conta as diferenças abismais entre o grau de dificuldade dos exames deste ano para os de anos anteriores. Pena que o Ministério continue a achar que esta melhoria se deve a “Mais tempo de trabalho e de estudo”, “provas de exame correctamente elaboradas, sem erros e com mais tempo para a sua realização [30 minutos extras]”, e ainda um “maior alinhamento entre o programa e o trabalho desenvolvido pelos professores”. Querem enganar quem??

De lamentar, na minha opinião, que o Ministério da Educação tenha transmitido aos alunos que afinal não vale a pena trabalharem tanto durante todo o ano lectivo. Afinal o exame pode ser bem mais fácil que os testes que fazemos durante o ano!!! Enfim… e é neste Portugal que vivemos!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: