h1

A rapariga Afegã

Julho 18, 2008

Ontem de tarde passou na RTP2 um pequeno documentário que achei bastante interessante. Fiquei a saber que estou bastante desactualizada😦 Afinal, a notícia já remete para Março de 2002, mas só agora é que me captou a atenção.

Lembram-se desta imagem?

Simplesmente inconfundível. Em 1985, Steve McCurry tirou a fotografia que foi e continua a ser, até hoje, uma das mais famosas do mundo.  Os olhos desta menina afegã captaram a atenção e através deles conseguimos ver a tragédia de uma terra em guerra. Ficou conhecida na National Geographic como sendo a “Afghan girl”, ou seja, a rapariga afegã e, durante 17 anos, ninguém soube o seu nome.

Em Janeiro de 2002 uma equipa da National Geographic, juntamente com McCurry, deslocaram-se até ao Paquistão à procura daquela menina que estaria, nesta altura, uma mulher.

Sharbat Gula. Agora aquele rosto tem um nome… Na altura em que foi encontrada vivia numa zona remota do Afeganistão com o seu marido e três fihas. Desde aquela sua primeira foto, Sharbat Gula não havia mais sido fotografada… até aquele momento. Aqui fica a nova foto, uma espécie de passado versus presente.

    Uma história de verdadeira coragem e persistência!

4 comentários

  1. Sem dúvida uma das histórias MAIS BONITAs da National Geographic.😀

    Tenho ambas as revistas, tanto a primeira, que vem na capa este olhar fantástico captado por um grande fotógrafo (aliás, todos os da NG são GRANDES) chamado Steve McCurry.
    É que fica tão a combinar, a moldura amarela com a expressão da miúda, espectacular.😀

    Aconselho, para além da reportagem na TV, a leitura das revistas.😉


  2. acho uma história interessante mas ela e feia


  3. Meus Deus!A rapariga tem uns olhos tão lindos!Ela quando tinha 12 anos era bem bonita🙂 eu acho.Tinha um ar misterioso,assustado e de horror mas era tão linda…lool


  4. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaddddddddddddddddddddddddddddddddddoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii



Deixe uma Resposta

